8 DICAS PARA MANTER A SUA CASA SEMPRE ORGANIZADA
« Voltar atrás

Quanto tempo já perdeu à procura das chaves de casa, daquele documento importante, do livro que lhe está a apetecer ler ou do brinquedo com que o seu filho quer brincar? Muitas, certo?

Por vezes torna-se difícil manter tudo no lugar, mas com algumas soluções de organização, tudo se pode tornar mais prático e fácil de arrumar. Principalmente naquelas zonas mais críticas, como o hall de entrada, o quarto dos miúdos ou a casa de banho.

Veja as 8 dicas que temos para si sobre como manter a casa organizada e melhore a qualidade de vida da sua família!

Chega de chaves e sapatos espalhados no hall

Aquela divisão pequena onde se instala sempre um pequeno caos, seja de cartas, chaves espalhadas pelo móvel, casacos na cadeira ou sapatos pelo chão.

cnh_hall de entrada

Dica 1: Ter um armário que sirva de decoração e arrumação ao mesmo tempo. Em cima pode colocar as chaves e a carteira. Se tiver uma gaveta, ótimo! Guarde, organize e “esconda” toda a correspondência. Opte por um móvel que lhe permita guardar os sapatos assim que chega a casa. Não se esqueça de um cabide ou puxadores na parede para pendurar também os casacos. Se todas as coisas tiverem um sítio funcional, nunca mais vão andar espalhadas!

Cozinha sempre limpa e arrumada

A cozinha é daquelas zonas que mais trabalho dá a limpar. Seja pela loiça suja que se vai acumulando ou pelo pó que se vai criando nas bancadas.

cnh_cozinha

Dica 2: Em primeiro lugar tente sempre manter a loiça lavada. Dá muito menos trabalho lavar dois pratos assim que são usados, do que acumular utensílios durante vários dias. Além disso, guarde no armário todos os acessórios que raramente utiliza, como a torradeira ou a batedeira. Já não vão ficar cheias de pó e basta passar um pano pela bancada.

Encontrar todos os cosméticos na casa de banho

Outra divisão pequena, mas que pode dar muito trabalho e principalmente se for partilhada por uma família. As toalhas vão ficando espalhadas, assim como todos os acessórios, sabonetes ou cosméticos.

cnh_casa de banho

Dica 3: Ter muita arrumação, como um móvel integrado com o lavatório para que todas as escovas ou cosméticos tenham um lugar e se mantenham “escondidas”. As prateleiras também são uma boa opção para ter como arrumar mais alguns utensílios dentro de cestos ou as toalhas. Não se esqueça de ter vários cabides para que todos os membros da família possam pendurar a sua toalha, assim como um cesto para a roupa suja.

Quartos simples e organizados

Por vezes temos tendência de acumular muita decoração, cadeiras ou móveis pequenos no quarto. Já para não falar das peças de roupa que acabam por ficar espalhadas.

cnh_quartocasal

Dica 4: Simplifique! Tenha apenas os móveis que precisa e que são úteis. Por exemplo, uma cómoda com gavetas grandes dá muito jeito para guardar imensas peças de roupa sem que fiquem amontoadas. Já uma cama com arrumação em baixo é útil para guardar roupas, mantas ou decoração da estação anterior.

Quarto de criança divertido e funcional

Basta desviarmos o olhar por alguns momentos para os nossos filhos terem feito uma revolução ao quarto, certo?

cnh_quarto de criança

Dica 5: Tente ensinar-lhes que é importante não desarrumar tudo ao mesmo tempo. Se têm vontade de se divertir com outro brinquedo, então devem arrumar primeiro o que tinham nas mãos. Mas, para que isso aconteça deve fornecer-lhe as ferramentas, como caixas ou gavetas de cores que os ajudem a classificar os brinquedos.

Zona de trabalho arrumada

Trabalha em casa? São várias as vezes que acaba por ficar com a secretária cheia de papéis, livros ou outros documentos, não é? E o pior é que até se torna mais difícil trabalhar concentrado no meio desta confusão.

cnh_escritório

Dica 6: Perca um bocadinho de tempo, arrume e deite fora tudo o que não lhe faz falta. Depois arranje um lugar para todos estes elementos. Por exemplo, tenha vários dossiês e separadores para organizar as faturas, folhetos ou cartões de visitas. Arquive em caixas tudo o que não vai precisar de momento. Organize os seus livros por tema ou autor. Tenha um organizador para as canetas, post its ou clips. Se tudo tiver um lugar, será mais fácil manter a organização.

A roupa e acessórios

Todas as manhãs o mesmo pesadelo: um armário cheio e sem encontrar aquela peça de roupa que procura.

cnh_roupeiro

Dica 7: Guarde todas as roupas da estação anterior. Organize por tipo de peças de roupa: calças, vestidos ou camisas. Dobre todas as camisolas, calções ou saias que possam ser guardados em gavetas. Mas atenção, não junte demasiada roupa, porque depois vai desarrumar tudo quando tirar alguma peça. Para os acessórios existem muitas soluções, como caixas em acrílico ou espelhos que no seu interior permitem pendurar colares e brincos.

Um espaço para os livros

Seja na sala, no escritório ou num canto de leitura, os livros e revistas são dos elementos que mais facilmente ficam desarrumados e é sempre uma chatice quando queremos encontrar “o tal” para levar para a praia.

cnh_livros

Dica 8: Estantes! Sejam elas com prateleiras, na vertical, na horizontal ou em cubos. O importante é que tenha um local para armazenar os livros. Mas não se esqueça de os organizar, seja por temas ou autores. Assim vai ser muito mais fácil encontrar sempre o que precisa!

Ainda não encontrou a sua casa de sonho? Não procure mais! Conheça a nossa carteira de imóveis:

Quero Arrendar - Quero Comprar

Fonte: www.habitissimo.pt


« Voltar atrás