COMO TER UM JARDIM “CAPA DE REVISTA”
« Voltar atrás

Todos nós gostamos de apreciar um jardim como aqueles que se vêm nas revistas, mas achamos sempre que isso é impossível, que é necessário um investimento muito grande ou que simplesmente não temos espaço. No entanto, ter um jardim de sonho não é tão difícil como parece. Em parceria com a Habitissimo: deixamos-lhe aqui algumas dicas para que seja mais fácil tornar esse sonho realidade.

Escolha as plantas e mobiliário adequados

Para dar vida a um jardim, a escolha das plantas é algo muito importante. As opções mais comuns e viáveis são gerânios, rosas, arbustos e árvores, que se adaptam ao nosso clima na perfeição. Para além disso, transmitem muita cor e energia ao seu jardim. Deverá também conciliar as plantas com o mobiliário do exterior. Para um aspecto mais harmonioso, escolha bancos de pedra ou sofás de exterior em materiais mais naturais, dependendo do estilo de decoração que mais gosta e quer no seu jardim.

Relva natural ou artificial?

A escolha do tipo de relva (natural ou artificial) que queremos ter no nosso jardim também é algo que merece a nossa consideração. A relva natural é mais chamativa e pode tornar o exterior mais fresco no verão, através da sua rega. No entanto, a sua manutenção é mais trabalhosa, já que tem que a regar e cortá-la regularmente. A relva artificial é mais usada por quem não quer despender tanto tempo em manutenções, já que é mais resistente. Está disponível numa grande variedade de tamanhos, tons e espessura. Aconselhamos que em caso de dúvida, consulte sempre um especialista.

Pense na iluminação

A iluminação pode transformar o seu jardim num local mágico durante a noite. Existem várias opções para iluminar o exterior, deve escolher a mais conveniente e adaptá-la ao seu estilo. Tenha em conta que focos de halogéneo são mais económicos que lâmpadas LED. Outra sugestão que lhe podemos dar  é a escolha de candeeiros fotovoltaicos, que carregam durante o dia graças à luz do sol. Para iluminar zonas específicas, como plantas ou fontes com água, pode sempre utilizar apliques luminosos.

Um cantinho para relaxar

Os jardins que normalmente aparecem nas revistas têm sempre um “pequeno canto” para poder relaxar e desfrutar do exterior com tranquilidade – a zona “lounge” ou “Zen”. Pode optar por ter um espaço assim e com menos esforço do que imagina. Basta juntar algumas paletes de madeira e fazer delas um sofá, cobri-lo com almofadas para que se torne mais confortável. Complemente ainda a decoração com materiais como madeira e vime, colocando também plantas nessa zona para criar um ambiente mais fresco.

Detalhes especiais

Se sempre idealizou um jardim com um aspecto mais tropical, um detalhe na decoração pode marcar a diferença. Sugerimos a colocação de um duche no exterior, por exemplo. Escolha uma base de duche em pedra ou madeira, para que esta se integre bem com o restante jardim. Outro detalhe que podemos sugerir, passa pela colocação de elementos/utensílios onde pode colocar as suas plantas favoritas ou ervas aromáticas para usar nos seus cozinhados. Pode usar pequenas tábuas de madeira que tem por casa, cortá-las à medida e começar a criar o seu jardim a partir delas.

Esperamos que tenha gostado destas dicas e as ponha em prática para conseguir o jardim dos seus sonhos este verão de 2019!

Apoio: www.habitissimo.pt


« Voltar atrás