TIPOS DE PINTURAS QUE VIERAM PARA FICAR
« Voltar atrás

Existem no mercado vários tipos de tinta, todas diferentes em termos de composição química, de aplicação no espaço e no modo como ficam depois de secas. De qualquer das formas, o mercado de tintas e pinturas mudou bastante, principalmente a nível de decoração. Para que se mantenha a par de tudo, em colaboração com o Habitissimo, deixamos-lhe aqui 5 tipos de tinta que vieram para ficar.

Pintura Epóxi

Apesar de antes ser mais utilizada em edifícios industriais e parques de estacionamento, a tinta epóxi chega agora em força aos imóveis, principalmente para pintura de azulejos. A tinta epóxi é ideal para locais de utilização frequente. É  muito resistente a agressões físicas e químicas, adere facilmente a todo o tipo de superfícies, sendo também anti-deslizante e isolante. É  fácil de aplicar, seca rapidamente e está disponível numa grande variedade de cores e acabamentos!

Pintura texturizada

Esta tinta é mais densa e granulosa que as tradicionais, a ideia é criar textura na parede. Estão disponíveis vários tipos de tinta e acabamentos, dependendo do efeito que pretende no seu lar. Pode também sobrepor diferentes cores para um efeito ainda mais interessante. Por isso, se tem paredes lisas e sem estilo, com imperfeições, a tinta texturizada pode ser uma boa ideia. Siga sempre as instruções do produto para preparar a tinta e deite mãos à obra!

Pintura microcimento

Apesar de antigamente se considerar o cimento feio e frio, as tendências atuais provam o contrário. Se quer um efeito de microcimento nas suas paredes sem ter de fazer obras, saiba que existem pinturas que imitam esse efeito (embora só possa ser usada em tetos e paredes interiores). No entanto, saiba que para conseguir este efeito, terá de seguir várias fases, aplicando diferentes cores de forma diferente na parede. Se bem feito, este efeito imita na perfeição o microcimento.

Tintas metalizadas

As tintas metalizadas também são uma grande tendência de decoração hoje em dia, trazendo muito glamour e uma forte presença visual em qualquer ambiente. É  muitas vezes usada em pequenos apontamentos decorativos. Podem ser aplicadas em diversos materiais, como madeira e gesso, e podem ser usadas em conjunto com tintas texturizadas para um efeito diferente. Para uma aplicação uniforme, aplique com uma pistola de tinta ou contrate um profissional!

Chalk paint

Esta tinta veio revolucionar o mundo da decoração. É uma tinta natural proveniente do giz, que se limpa com facilidade e pode ser usada em todo o tipo de superfícies e material (mesmo em tecidos e vidro). Mas não são essas as suas únicas vantagens: é inodora, ecológica, é rentável, pode definir a textura com uma lixa, e está disponível em versões para espaços húmidos e espaços exteriores. Todas estas razões tornam a Chalk Paint uma das tintas mais usadas em todo o mundo.

Apoio: www.habitissimo.pt


« Voltar atrás